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terça-feira, 23 de março de 2010

A participação da família e da escola na educação da criança.




Sempre me preocupei com a educação escolar de meu filho. Tenho a escola como uma parceira nesta missão de educar. Estou sempre presente de uma forma ou de outra, seja levando embalagens reutilizáveis (para atividades em sala de aula), seja pesquisando algum artigo interessante,que sirva de suporte para as mais diversas situaçoes escolares. Sempre estou por ali... questiono muito, sou bem participativa...
Um dia destes, meu filho teve um pesadelo. Acordou muito assustado e me pedia para tirar a corujinha do quarto dele, porque ele tinha medo dela. Fiquei preocupada, mesmo porque,era um pesadelo recorrente.
Discuti com a professora (Lolo) e ela prontamente, pesquisou um livro sobre corujas e que servisse de suporte para a questão do medo. Trabalhamos com o livro em casa, lemos juntos e conversamos bastante sobre o conteúdo. Garanto que foi muito bom, meu filho ate hoje não teve mais pesadelos. Acredito,uso e abuso desta parceria com a escola, tem sido maravilhoso.
Pesquisei este artigo e achei interessante posta-lo para que possamos refletirmos.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:
Família
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.
Escola
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Por Elen Campos CaiadoGraduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola

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