Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dica do dia Reportagem da Revista VEJA desta semana




A revista Veja desta semana trouxe uma reportagem tão interessante!! acho que vale a pena vocês darem uma olhadinha...


A matéria diz respeito a superproteção, super cuidados etc... dos pais com os filhos.
De acordo com a reportagem, há um limite entre a preocupação aceitável e a excessiva, que pode fazer mais mal do que bem a uma criança ou adolescente. Pais que adotam esse tipo de comportamento são pais inseguros e ansiosos e temem que seus filhos deixem de ama-los, tem pavor de serem julgados e se excedem na ânsia de acertar sempre, desta forma ignoram a peca chave do desenvolvimento humano: a AUTONOMIA, que é a capacidade de fazer escolhas e de aceitar seus próprios limites. Tirar isso dos nossos filhos pode ser uma viagem sem volta, frequentemente vemos exemplos de filhos que se libertam dessa dependência e se transformam em adolescentes rebeldes (primeiro passo para se tornarem adultos frustrados).
Nos USA pais com este perfil são chamados de PAIS HELICÓPTEROS, pairam sobre a vida de suas crianças com enorme estardalhaco.
Infelizmente por MUITAS VEZES me questionei se não estava sendo negligente com meu filho, a exemplo de algumas mães (Helicópteros) que estavam por perto. Afffff!!!!
Geralmente, não tenho muita paciência com este tipo de comportamento de alguns pais que conheço e a minha tendência é afastar-me deles. Mesmo porque não sou exemplo para ninguém, só estou tentando ensinar um ser humano a ser feliz consigo próprio.

Como sempre a moral do texto diz respeito a MODERAÇÃO e ao BOM SENSO que devemos ter sempre.


Um comentário:

  1. Li esta matéria e achei muito boa!
    realmente penso muito nisso e sei que certas horas sou protetora mas tento me controlar!
    Rúbia Vieira

    ResponderExcluir