Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Voce sabe "ler" seu filho?


Vocês já pararam para pensar em como vamos aprendendo a "ler" nossos filhos? reconhecemos o choro de dor, de manha, de sono...
Reconhecemos o olhar de medo, de alguém que quer esconder algo, de surpresa...
Reconhecemos o sorriso, reconhecemos o andar... Aos poucos vamos lentamente aprendendo a ver nossos filhos através do que não é dito, mas observado e sentido.
Estes sinais que a criança vai nos mostrando, nos direcionam e com isso vamos nos adequando as suas necessidades essenciais : fome, frio, sede, sono. Portanto, quero aqui, chamar atenção de vocês para um outro tipo diferente de leitura.
Acredito que, temos que ter a sensibilidade de "Ler" nossos filhos como seres únicos, com caracteristicas e capacidades próprias.
Quem não quer que seu filho tenha um futuro brilhante? claro que queremos isso...
Mas creio que devemos tomar cuidado para que nossas expectativas não sejam frustasdas, uma vez que, nossos filhos devem ser o que eles quiserem. Vamos mostrando o melhor caminho para atingir a meta que eles querem e não a que nos queremos...
No livro do Dr. Francisco Daudt da Veiga (Onde foi que eu acertei) tem um capítulo que aborda este tema. Acho que ele foi muito feliz ao citar a origem da palavra educação é o latim ex+ducere (trazer para fora) ou seja, existem qualidades que são da criança e se soubermos lê-las seremos parceiros delas pela vida a fora. O senso comum no entanto, faz pensar que educação é enfiar para dentro, como se a criança fosse uma saco vazio.
Cabe refletirmos que nossa educação foi " única" e se deu não apenas por nos e por nossas caracteristicas, mas de deu também pela forma como fomos "lidos" por nossos pais.
Se aprendermos "ler" nossos filhos e os respeitarmos acredito que teremos seres humanos mais realizados e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário